2 de janeiro de 2017

#46 Resenha: Cabeças de Ferro

          Olá leitores! Ano passado tive a chance de conhecer a Carol Sabar, uma autora super descontraída e divertida, e também tive a chance de ler o livro dela. Hoje resolvi trazer a história até vocês, para se encantarem como eu me encantei. Vem conferir!
"Nem em seus piores pesadelos, Malu imaginava que sua vida universitária começaria tão tumultuada!Ela acaba de ser aprovada no concorridíssimo vestibular da 'Universidade dos Cabeças de Ferro', e agora, com o apoio de Nicolas – que sonha ser muito mais que seu amigo –, prepara-se para encarar o temido trote da Engenharia. O veterano designado para aplicar o trote em Malu é ninguém menos que Artur Cantisani, o seu sexy arqui-inimigo, responsável pela humilhação que ela sofreu aos 11 anos de idade, na frente de toda a escola. Inesperadamente, porém, quando o trote começa, Artur despeja a gosma não em Malu, mas em outra caloura, que sofre um choque anafilático! Veteranos e calouros fogem, deixando Malu, Artur e Nicolas sozinhos na 'cena do crime. Mas por que a gosma despejada na caloura era a única de cor diferente? E por que todas as outras garrafas com gosma desapareceram sem deixar rastro? Alguém estaria tentando ocultar provas? Os estudantes da Engenharia estariam na mira de um assassino? Envolvidos até o pescoço, Malu e Artur, apesar de se odiarem, não têm outra saída a não ser unir seus cérebros brilhantes para desvendar o que há por trás de tanto mistério."

           O livro vai falar sobre a Malu, uma CDF que passou seis meses no Canadá antes de entrar na Universidade que ela mais queria. No entanto, é tradição neste lugar que o trote é aplicado pela pessoa com a mesma colocação que ela, do semestre anterior. Para sua infelicidade, essa pessoa é o garoto que ela mais odeia no mundo inteiro.
          Mas isso não é a pior coisa que acontece no dia. Até porque esse garoto, Artur, joga a gosma que era destinada para a cabeça de Malu na garota ao seu lado. E ela tem um choque anafilático.
          Acontece uma confusão e praticamente todo mundo vai embora. A partir daí, Malu e Artur se unem para investigar o ocorrido, e quem estava tentando feri-la. Isso tudo com uma mistura de mistério, drama 'adolescente', humor, romance e traição. Ou seja: é confusão pra todo lado.

Criatividade: 5/5
A criatividade de uma obra não é o ponto mais importante dela, e sim como o autor explora isso. Este livro mostra estudantes em uma universidade com problemas sérios. Mas que livro não mostra isso? A diferença neste caso, com certeza foi o talento da autora.
Ela conseguiu trazer um assunto sério, com humor, simplicidade, e uma trama muito envolvente.

Narração: 5/5
A narração é feita em primeira pessoa, no ponto de vista da Malu. Acho que por esta razão, a história tem uma dinâmica melhor e a leitura é muito rápida. A personagem é muito engraçada, mas não é aquele humor excessivo. É tudo bem estruturado, e na medida certa.

Personagens: 5/5
Os personagens são bem trabalhados, e não são estereótipos. Cada um tem a sua personalidade própria, sem aqueles pré conceitos de nerd, patricinha, ou algo do tipo. Não suspeitei um segundo sequer dos reais culpados, e fiquei o livro inteiro martelando na cabeça quem diabos tinha organizado tudo aquilo.

Capa: 5/5
Que capa maravilhosa, socorro. Ela é simples, mas combina com a história e é delicada. Não imagino o livro com nenhuma outra.

Diagramação: 5/5
Folhas amareladas, letras de tamanho confortável para a leitura, e umas listas escritas no estilo de caderno ao longo do livro. Não tenho nada a reclamar neste quesito, ou em nenhum, na verdade

Enredo: 5/5
Como já falei da história no início da resenha, não vou falar dela aqui. Mas o enredo é tão bem estruturado, que no final do livro tudo se amarra. Todos os fios, até aqueles que você nem sabia que estavam soltos, fazem sentido. E o final ficou com aquele gosto de quero mais. Como aguentar aquilo? Sorte minha que o livro vai ter continuação.

Nota final: 5/5

          Se não me engano a história faz parte de uma trilogia, então temos muito mais de Malu pela frente. Estou super ansiosa pelo próximo lançamento, e fiquei curiosa para ler mais livros da autora. 


Cabeças de Ferro || Autora: Carol Sabar || Páginas: 303 
ISBN: 9788555390562 || Editora Jangada



2 comentários

  1. Oi, como vai?
    Primeiramente, desejo um feliz 2017 a você a sua família!
    Eu quero muito ler CDF desde que vi ótimas resenhas sobre a obra, agora quero mais ainda, ainda mais porque a história se passa na faculdade e eu sempre me identifico com enredos assim.
    Beijo! Leitora Encantada
    Participe do Sorteio de Natal, ainda dá tempo!

    ResponderExcluir
  2. Fiquei com muita vontade de ler! menina que layout mais lindoooo! to apaixonadaa!!

    Feliz Ano Novo!!
    https://devaneiosdeinverno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

MY LITERARY PARADISE | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2015 - 2016 ©
TODAS AS HISTÓRIAS SÃO REAIS
DESIGN E DESENVOLVIMENTO: SANYT DESIGN