5 de novembro de 2016

#42 Resenha: A Canção de Alanna

          Olá leitores! A Canção de Alanna foi o primeiro livro recebido em parceria com a Editora Única, e hoje vou apresentar a vocês minhas opiniões a cerca do livro. Vamos conferir?



A coisa que Alanna mais quer no mundo é ser uma guerreira extraordinária, que vença batalhas e consiga ajudar as pessoas. Ela só tem um problema: no reino de Tortall, meninas não lutam, ou melhor, não fazem quase nada. Então, para realizar seu sonho, ela deve arriscar a própria vida tornando-se Alan de Trebond. Esta é sua primeira aventura, e pode ser a última caso ela não seja forte o bastante para superar as próprias limitações e controlar sua magia, que é mais poderosa do que a maioria das pessoas pode suportar. Para piorar, Alanna é a única capaz de combater o mal que se abateu sobre o reino de Tortall. Está em suas mãos salvar o herdeiro do trono e derrotar os seres milenares que habitam a terrível e amaldiçoada Cidade Negra. O fracasso não é uma opção. Sua grande batalha já começou. Ela pode morrer, ou pior: perder a própria alma para sempre! “Ela estava apavorada: seu rosto parecia quente, as mãos tremiam. Se fracassasse, teria de deixar a corte. Aquele era o dia. Ela nunca se sentira tão forte e tão preparada.” 

          O livro conta a história de Alanna, que sempre teve o sonho de ser uma guerreira, porém, seu sonho não poderia se concretizar por ela ser uma garota. Com um pai muito rígido, o destino da garota e do seu irmão gêmeo já estava traçado, e não havia nada que pudesse ser feito quanto a isso.
          Mas, com a ajuda de um cavaleiro e de uma maga de confiança, os gêmeos mudam as rotas de suas viagens sem que o pai perceba, e começam a trilhar o caminho desejado.
          Alanna encontra diversos desafios ao se ver no castelo, para ser treinada como guerreiro. Primeiro: ela tem que fingir ser um garoto. Segundo: ela é fraca e os garotos mais velhos se aproveitam disso para machucá-la. Mas Alanna não desiste de seus sonhos, e continua firme e forte durante sua trajetória, contornando diversos desafios de maneira perspicaz. 
          O livro abrange várias aventuras e apresenta o crescimento da personagem. Inicialmente, a história me lembrou Mulan (que foi uma das razões pelas quais solicitei o livro), mas com o tempo percebi que não era parecido. A Canção de Alanna é um livro infanto-juvenil, com uma leitura fácil e rápida, porém, acho que não foi uma leitura muito proveitosa para mim. Eu o recomendaria para crianças que estão na fase de 8 a 12 anos, ainda tomando gosto pela leitura.


Critérios de Avaliação
 Como disse na última resenha, estou utilizando certos critérios de avaliação, porque muitas vezes na hora de pontuar um livro eu levo mais em consideração se gostei ou não da história, o que acaba deixando um pouco subjetivo. Espero que gostem desta nova forma de pontuação!

Criatividade: 3/5
Antes de mais nada, quero deixar claro que este livro é um infanto-juvenil, como já dito anteriormente, então a história não é muito complexa. Mas acho que foi bastante interessante a autora trazer algumas críticas sociais na história, como bullying, e outros problemas que a criança sofre na escola. Além disso, ela trouxe uma heroína que se mostrou extremamente forte nas situações as quais foi submetida. Sendo assim, acho que este livro é extremamente recomendado para crianças. Não só para entretenimento, mas também para mostrar como algumas ações podem interferir na vida de um amigo.

Narração: 3/5
A narração é em terceira pessoa, mas tem uma linguagem bem fácil e acessível. A leitura é rápida e o livro tem bastante diálogos. Não tem grandes descrições, mas nada que comprometa a história.

Personagens: 3/5
Tem vários personagens estereotipados, como por exemplo: tem aquele grupo de valentões, tem o príncipe corajoso, os amigos que sempre vão apoiar. Mas, também há aqueles mais bem trabalhados e que acabam te surpreendendo. O que mais me chamou atenção foi a personagem principal, que apesar de ter todas as dificuldades não desistiu.

Capa: 4/5
Não tem como negar: esta capa é linda. Os detalhes do castelo, das montanhas, as cores do céu, e até mesmo da roupa da personagem, estão muito bem trabalhados.

Diagramação: 5/5
A diagramação está impecável. Páginas amareladas, letra de tamanho confortável, um mapa antes da história, e até tem uns detalhezinhos quando muda de acontecimento durante os capítulos.

Enredo: 3/5
Eu acho que o enredo foi bem trabalhado para a proposta e para o público alvo da autora. Ele se passa quase todo no castelo, onde Alanna - disfarçada de Alan - está treinando suas habilidades. Não é uma história muito complexa, nem difícil de entender, e tem uma reviravolta bem interessante no final.

Nota final: 3/5

OBS: Este é o primeiro livro da série A Canção de Alanna, que se encerrará com quatro livros.
A Primeira Grande Aventura || Autora: Tamora Pierce || Páginas: 255
ISBN: 9788567028637 || Editora Única || Livro cedido em parceria com a Editora


Nenhum comentário

Postar um comentário

MY LITERARY PARADISE | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2015 - 2016 ©
TODAS AS HISTÓRIAS SÃO REAIS
DESIGN E DESENVOLVIMENTO: SANYT DESIGN