15 de outubro de 2016

#41 Resenha: Cidade dos Fantasmas

          Olá leitores! Cidade dos Fantasmas foi uma das leituras que eu havia planejado para o mês de Outubro, então resolvi trazer para vocês minhas impressões sobre o livro. Vamos conferir?


Após uma catástrofe que matou milhões de pessoas, uma fenda se abre entre as dimensões e as cidades passam a ser assombradas por fantasmas. Verônica não passa um dia sem ver um fantasma, mas eles não a assustam. Porém, os fantasmas estão ganhando força e começam a aparecer com muito mais frequência. Ela e seu colega de classe Kirk, investigam por quê e descobrem uma história sinistra: August, seu professor de história, não se conforma que a sua filha não voltou do mundo dos mortos como fantasma e acha que para isso acontecer ela precisa primeiro se apossar de um corpo, e que Verônica é a pessoa certa para abrigar o espírito da filha. Mesmo que esteja errado, que mal há em criar mais um fantasma, se já existem tantos!

          Verônica acorda todos os dias sabendo que ao descer para tomar café da manhã, seu pai - que morreu há uns anos - vai estar lendo jornal, na mesma posição, antes de sorrir e desaparecer. Mas ela não é a única que tem que lidar com isso: após uma catástrofe - que todos chamam de Acontecimento - alguns mortos são refletidos como 'imagens' e refazem algo que faziam enquanto estavam vivos. Alguns apareciam fazendo algo comum, e outros reapareciam morrendo brutalmente. 
           Mas a maioria deles já está acostumada com isso. Verônica não entende o motivo de sua amiga ficar sempre tão medrosa diante disso, já que para ela tudo já faz parte da rotina.
            Até que chega um ponto, que os fantasmas começam a aparecer com mais frequência, e outros começam a surgir. Um rapaz de uns 16 anos surge no banheiro de Verônica penteando o cabelo, o que de início parece normal - até ele sorrir para ela e sua imagem refletir no espelho.
            O que estava levando a tudo isso acontecer? Verônica começa a investigar com um colega de classe, Kirk, e descobre que o dia 29 de Fevereiro - aniversário da personagem - pode ter alguma ligação com a elasticidade da 'fenda' para o outro lado. Mas também, pode ter algo relacionado ao professor estranho deles, August, que perdeu a filha e a esposa alguns anos antes, e começou a persegui-la. Será que ele vai conseguir colocar em prática seu plano diabólico, colocando a vida de várias pessoas em risco? Bem... Só lendo para descobrir.

Critérios de Avaliação
Bem, é a primeira resenha que vou tentar usar estes critérios para basear a nota, porque muitas vezes na hora de pontuar um livro eu levo mais em consideração se gostei ou não da história, o que acaba deixando um pouco subjetivo. Espero que gostem desta nova forma de pontuação!

Criatividade: 2/5
Bem, livros sobre catástrofes não são novidades por aí. Livros sobre fantasmas também não. Mas, a ideia do autor ao relacionar uma catástrofe com a abertura da passagem de pessoas para 'o outro lado' foi bem interessante. Infelizmente, eu esperava que ele aproveitasse para explicar melhor o que foi este acontecimento e o que levou a tudo isso acontecer, mas o foco não foi esse. Então apesar de ter achado a história bem interessante, acho que dava para aproveitar muito mais do que apenas um conflito temporário.

Narração: 5/5
O livro altera entre primeira pessoa, no ponto de vista de um dos fantasmas, e volta para terceira pessoa. Isso não me incomodou, e acabou deixando alguns acontecimentos e as intenções do personagem mais claras. A narração é bem fluída, o que torna a leitura rápida e agradável. Os acontecimentos não são muito descritos, mas acho que para a temática escolhida pelo autor, ficou tudo na medida certa.

Personagens: 3/5
Apesar de ter gostado bastante dos personagens, eles são os típicos personagens planos: tem a mocinha, o babaca, a medrosa, o cara mau. Então a ação deles não te surpreende, porque você já sabe o que esperar de cada um. Mesmo assim, não é uma história que necessite de personagens bem trabalhados, então eles serviram para a ideia do autor.

Capa: 4/5
Se tem uma coisa que eu amo, é o significado para a capa em uma história. Todos nós sabemos que não se deve julgar um livro pela capa, mas, por mais que tentamos evitar, a capa é o que mais chama atenção em um livro inicialmente. Bem, eu gostei bastante dessa em especial. Apesar de não falar muito sobre a história em si, ela traz um pouco de suspense e mistério.

Diagramação: 4/5
A fonte usada é de um bom tamanho, não tendo a necessidade de forçar a vista para enxergar se tem uma coisa que eu odeio são livros com letras minúsculas. Os capítulos são numerados por traços, o que ficou bem legal relacionando a história. Minha única crítica é a tradução do título do livro, que originalmente se chama Break My Heart 1000 Times. Apesar de Cidade dos Fantasmas fazer sentido, acho que o original é bem mais adequado.
 

Enredo: 3/5
O livro se passa em uma cidade pequena, basicamente centrado na escola, na casa de Verônica e na casa de August - o professor que esperava ressuscitar a filha. Como já disse antes, eu amei a história. Mas não é um livro muito complexo, sabe? É um enredo simples, com algumas reviravoltas, mas não se passa disso. Então eu recomendo o livro para quem gosta de histórias assim, mas se você está procurando um livro diferente do que está sendo lançado ultimamente, então não é este livro que está procurando.

Nota final: 4/5

         Ah, e o livro será adaptado para as telonas do cinema. Fiquem ligados que irei colocar as notícias lá na página do facebook!
Cidade dos Fantasmas || Autor: Daniel Waters || Páginas: 304
ISBN: 9788555390616 || Editora Jangada || Livro cedido em parceira com a editora

Nenhum comentário

Postar um comentário

MY LITERARY PARADISE | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2015 - 2016 ©
TODAS AS HISTÓRIAS SÃO REAIS
DESIGN E DESENVOLVIMENTO: SANYT DESIGN