3 de setembro de 2016

#40 Resenha: Divergente – Especial Trilogias

          Olá leitores! Para a última resenha da semana, apresento para vocês uma distopia que provavelmente já conhecem. Vamos conferir a resenha?
"Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive."
          O livro é narrado no ponto de vista da Beatrice, uma personagem que nasceu em uma família da Abnegação – a facção altruísta, destinada a ajudar os outros. Porém, ao completar dezesseis anos, todos os cidadãos devem fazer um teste de aptidão para descobrir a qual facção realmente pertence.
          No teste, ela descobre ser uma Divergente, que seria uma pessoa com aptidão a mais de uma facção. Infelizmente, nesse lugar, ser divergente era praticamente uma sentença de morte. Sendo assim, Beatrice tem duas opções: se esconder na Abnegação, ou seguir seu sonho e se arriscar. Claro que ela escolhe a segunda opção, e no dia da cerimônia, Beatrice vai para a Audácia – a facção corajosa e inconsequente.
          Desde então, Beatrice – agora respondendo a Tris, começa a participar de inúmeros testes para se provar apta a ser uma audaciosa. Mas infelizmente, ela pode colocar tudo a perder.
          Li esse livro em 2014, e desde então sou apaixonada. É uma história muito interessante e bem trabalhada, com conflitos a todo instante. Os capítulos são curtos, deixando uma leitura rápida e fluída.
          É interessante conhecer os medos e as angustias da personagem, e principalmente a forma como ela lida com eles. Tris é, sem dúvida alguma, uma personagem muito forte e determinada que evolui muito ao longo do enredo.
          Se você gosta de ação, mistério e romance, recomendo bastante esse livro. A autora conseguiu criar essa cidade futurística de um jeito bastante interessante, e sem dúvida alguma, conseguiu trazer essa ideia de forma bem clara através dos pensamentos de Tris.

Divergente || Veronica Roth || Páginas: 502 
ISBN: 9788579801310 || Rocco Jovens Leitores
Nota:

Nenhum comentário

Postar um comentário

MY LITERARY PARADISE | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2015 - 2016 ©
TODAS AS HISTÓRIAS SÃO REAIS
DESIGN E DESENVOLVIMENTO: SANYT DESIGN