16 de abril de 2016

#20 Resenha: A Parede Branca do Meu Quarto

          Olá leitor! Você por acaso está no Ensino Médio? Está passando, ou já passou, por todas aquelas pressões psicológicas de ser aprovado em uma universidade pública e de completar o ano com uma média excepcional? Já se perguntou se estava tomando as decisões corretas e se estava realmente feliz com isso? Bem, então vem conferir a resenha e garanto que não irá se decepcionar!

"Após ter um vídeo postado no Youtube sobre o surto psicótico que teve durante uma prova, Mariana Vilar virou uma celebridade da internet. Infelizmente, isso não trouxe nenhuma vantagem para a vida dela: foi expulsa do colégio antigo, perdeu o contato com o melhor amigo e, agora, ainda tem que aguentar as pessoas perguntando a todo tempo se a conhecem de algum lugar. Chega a hora de cursar o terceiro ano do Ensino Médio, não vai ser fácil. Novo colégio, rodeado de pessoas diferentes. Os desafios surgem e as inquietudes aumentam. Mariana começa a perceber que as experiências e desejos que guiavam o seu comportamento antes, de repente não fazem mais sentido. Entender as mudanças que vão desde belos momentos afetivos até estranhas festas da elite brasiliense será uma questão de sobrevivência. E quanto à parede do título? Ah, meu caro leitor, só posso garantir que ela nunca mais será a mesma." 

          O livro começa com o primeiro dia do terceiro ano de Mariana, em um colégio novo, onde todos já conheciam a fama de "lunática do PAS" - PAS é uma espécie de vestibular dividido em três partes para a Universidade de Brasília, um para cada ano do Ensino Médio.
          Indiferente à opinião alheia, Mariana ignora os comentários maldosos e segue com a sua meta: passar em medicina, afinal, era a única maneira de honrar sua inteligência. Com o Q.I acima da média, ela conseguiria facilmente apesar do incidente do ano anterior.
          Já na primeira semana de aula Mariana conhece Lara, uma garota que curte bandas coreanas e insiste em ser amiga da lunática, e Maurício. Apesar da relutância por parte da personagem, os três formam uma amizade improvável e começa a aparecer indícios de um possível romance. 
          O que Mariana não esperava era que nessa meta final do terceiro ano, dúvidas começariam a surgir, colocando todos os seus planos por água a baixo.



          Bem, o livro é narrado pelo ponto de vista da Mariana, então ajuda a entender um pouco o que se passa na cabeça dela. Mesmo assim, confesso que foi difícil acostumar com o seu jeito arrogante. É aquela personagem que conhece a própria capacidade e não tem humildade para assumir isso. Porém, chega um ponto na história que você não consegue imaginar uma personalidade melhor para ela, de forma que, após terminar a leitura, senti muita falta dos personagens.
          Acompanhar o desenvolvimento dos personagens e a maneira que eles amadureceram foi incrível. Talvez porque, para mim, foi muito fácil me identificar com a história. Além de morar em Brasília e estar cursando o terceiro ano, estudo no mesmo colégio que a autora estudava! 
          Recomendo esse livro a todos que vão passar, ou já passaram por esta situação. A autora conseguiu trazer um assunto tão comum com uma perspectiva sagaz, um enredo cativante e personagens incríveis que me surpreenderam do início ao fim. 


Livro cedido em parceria com a autora 
A parede branca do meu quarto || Autora: Marina Oliveira || Páginas: 381 || 
ISBN: 9788540903968 || Thesaurus Editora
Nota:


19 comentários

  1. Coitada da Mari. Não deve ter sido fácil passar por uma situação dessas, ainda mais na adolescência. É uma ficção, mas todos estamos sujeitos a ter nossa vida exposta assim a da Mari, já que a cada momento novas tecnologias vão surgindo e o mundo se tornando tão pequeno. Ainda não li o livro, mas ele já faz parte de minha listinha. Beijos, Ilau <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, pela leitura do livro você percebe quão ruim foi para ela. Fico feliz que tenha gostado da premissa do livro, espero que goste caso tenha a chance de lê-lo!
      Beijos <3

      Excluir
  2. Hey! O título é bem instigante e a sinopse me chamou a atenção. Toda a minha vida escolar foi um inferno, exceto os últimos anos do Curso Técnico e da faculdade.
    Fiquei bem curiosa pra saber como a protagonista vai lidar com isso, se vai seguir tentando o curso de Medicina e o que será da tal parede branca do quarto dela, rs

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras|Vem participar da resenha premiada e top comentarista de abril

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveita essa curiosidade e leia o livro o quanto antes hahah Garanto que vai gostar <3 Beijos!

      Excluir
  3. Nossa, gostei do enredo. Gosto muito de livros juvenis. Pela resenha parece ser um livro bem gostoso de ler, que te prende aos personagens a cada página. Já passei pela adolescência e já era difícil só com o orkut em alta imagina com o youtube! Quero ler e ver como ela se virou com os novos amigos. hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! A leitura é bem leve e os personagens são muito cativantes <3 Caso tenha a chance de ler, me fala o que achou :D
      Beijos!

      Excluir
  4. Olá, gostei muito da premissa do livro, pois estou no ensino médio, e o quanto isso consome de uma forma louca a minha vida (rsrsrsrs). Sobre o livro, quero muito lê-lo qualquer dia!

    diurnosleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado! Caso tenha a chance de ler, espero que goste <3
      Beijos.

      Excluir
  5. Estou no terceiro ano e também estou com essa pressão kkk. Eu já havia ouvido falar do livro, mas não tinha visto a sinopse nem sequer uma resenha sobre. Gostei da resenha e do livro, pois através da resenha você deixa uma pergunta sobre o que vai acontecer. Gostei, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado! Boa sorte na sua jornada pelo terceiro ano <3 Beijos!

      Excluir
  6. Pergunta pro seu professor de português (Toddynho? Nilton? Valquíria? Norton... não, esse achou que eu estava oferecendo um copo de suco envenenado uma vez) se ele não quer que eu vá no colégio conversar sobre o livro! Assim como você se identificou com o livro, é incrível ler a resenha de alguém que está na realidade da história. Amei! :) Logo mais te envio o questionário que mando pros leitores mais chegados e parceiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina, tudo bom? Atualmente tenho dois professores de português, o Gilmar e o Norton. Vou conversar então com o Gilmar e ver o que ele acha da ideia :D Esperando o questionário <3 Beijos!

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Olá td bem??
    Já saí do ensino médio fazem uns 10 anos (q velha) kkk e nunca tive muitos problemas na escola, mas mesmo assim me interessei muito pelo livro que, pela resenha, parece descrever bem as dificuldades encaradas pelos adolescentes nesta fase em que ao mesmo tempo que tem muitas dúvidas precisam tomar decisões muito importantes.. Curiosa para ler!!

    Bjo <3 http://2leitoras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sheila, fico feliz que tenha se interessado. Caso leia, espero que goste tanto quanto eu ❤

      Excluir
  9. Olá!!
    Com certeza vou ler esse livro. Amei a sua resenha e me apaixonei pelo blog.
    Beijos lindona.

    www.meumundosecreto.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá. Aqui em Manaus tem um vestibular assim e é horrível todos os anos, esse ano é meu último ano e estou desesperada.
    Já li esse livro ❤ é maravilhoso e amei demais *-* tanto o livro como a autora. Seria ótimo se tivesse uma continuação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karoline, tudo bom? Também estou no último ano e o desespero já bateu hahah Fico feliz por ter gostado do livro! Sobre a continuação, fui em um evento que a autora estava, e ela disse que está escrevendo outro livro sobre o mesmo universo e disse que talvez alguns personagens apareçam por lá! Bem, não tem nada confirmado, mas vamos torcer para que seja verdade ❤

      Excluir

MY LITERARY PARADISE | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2015 - 2016 ©
TODAS AS HISTÓRIAS SÃO REAIS
DESIGN E DESENVOLVIMENTO: SANYT DESIGN