25 de setembro de 2016

Setembro Amarelo – Quatro livros com personagens depressivos


          Setembro Amarelo é uma campanha que visa conscientizar as pessoas sobre a prevenção do suicídio, um tema muitas vezes ignorado e visto como tabu.


          "O câncer, a AIDS e demais doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) há duas ou três décadas eram rodeadas de tabus e viam o número de suas vítimas aumentando a olhos nus. Foi necessário o esforço coletivo, liderado por pessoas corajosas e organizações engajadas, para quebrar esses tabus, falando sobre o assunto, esclarecendo, conscientizando e estimulando a prevenção para reverter esse cenário. 
          Um problema de saúde pública que vive atualmente a situação do tabu e do aumento de suas vítimas é o suicídio. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas.
          A esperança é o fato de que, segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. É necessário a pessoa buscar ajuda e atenção de quem está à sua volta.
          Mas como buscar ajuda se sequer a pessoa sabe que ela pode ser ajudada e que o que ela passa naquele momento é mais comum do que se divulga? Ao mesmo tempo, como é possível oferecer ajuda a um amigo ou parente se também não sabemos identificar os sinais e muito menos temos familiaridade com a abordagem mais adequada?"- Texto retirado de setembroamarelo.org.br
          Pensando nisso, resolvi trazer quatro personagens depressivos que encontrei nos livros, com a intenção de mostrar esta realidade da forma que nós, leitores, mais temos acesso.
          Não tem como tratar deste tema sem trazer à tona As Vantagens de Ser Invisível. Este livro é em forma de cartas, que o Charlie - a forma que ele se identifica, apesar de não ser seu nome verdadeiro, envia para uma pessoa que não conhece. O garoto conta a história dele, seus pensamentos aleatórios, seus problemas, e bem, suas soluções. A história é comovente e sem dúvida, é um dos meus livros favoritos. O livro traz problemas sociais em diversos personagens, e mostra que no fim, é possível conviver com eles.
           Como eu era antes de você é um livro um tanto... Polêmico. Will sofreu um acidente que o tornou tetraplégico, isto é, paralisado do pescoço para baixo. Depois deste acidente, ele perde a motivação e a razão de viver, e seus pais fazem de tudo para tentar fazê-lo feliz. É aquele livro, que no final você não sabe dizer o que realmente achou da história. No meu caso, acabei passando por aquelas cinco fases tão conhecidas: negação, raiva, barganha, depressão, e por fim, aceitação. Recomendo a leitura a todos, e inclusive já fiz resenha aqui no blog.
          John Green é um autor que ou é amado ou odiado. Não existe o meio termo, exceto para os que nunca leram nada dele. Acredito que eu me encaixo nas pessoas que o admiram muito, e "Quem é você Alasca?" é uma das obras que mais gosto dele. Alasca é aquela personagem que todo mundo admira, mas ninguém a entende. Desde o início dá para ver os indícios de depressão, apesar de parecer que este problema não era levado realmente a sério. É aquele livro que tem uma história simples, mas te marca profundamente.
          É... Eu realmente gosto do John Green. Will & Will é um livro que fala sobre dois personagens com o mesmo nome, e a cada capítulo vai mudando o ponto de vista. O capítulo de um Will é escrito somente em letras minúsculas, como se para mostrar o tamanho que o personagem se sente. Apesar de ser depressivo, e tomar os remédios, Will não tinha vontade de viver até que o Will aparece em sua vida, confuso, eu sei.

Outros livros sobre o assunto:


E ainda em relação a campanha, o blog está de portas abertas a qualquer um que precise de ajuda. Quer desabafar e não tem ninguém para conversar? Envie-nos um e-mail. Se não quiser se identificar, não tem problema. Faremos o possível para ajudar nesta causa. #setembroamarelo

Nenhum comentário

Postar um comentário

MY LITERARY PARADISE | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2015 - 2016 ©
TODAS AS HISTÓRIAS SÃO REAIS
DESIGN E DESENVOLVIMENTO: SANYT DESIGN