29 de julho de 2016

Aposta MLP - O Homem que Caiu na Terra

          Olá leitores! Depois de um tempo sumida, afinal, todos merecemos um tiquinho de férias, vim trazer aqui a minha aposta do mês de agosto. Vamos conferir?

POESIA E BELEZA DE OUTRO MUNDO
          O HOMEM QUE CAIU NA TERRA tornou-se um verdadeiro clássico da literatura e uma das mais refinadas, sutis e delicadas ficções científicas já escritas. Publicado originalmente em 1963, ganhou reconhecimento em todo o planeta com a adaptação para o cinema dirigida por Nicolas Roeg em 1976. O filme também marcou a estreia de David Bowie no cinema encarnando o protagonista alienígena - para quem o papel parecia ter sido especialmente pensado (o que não foi o caso): um ser andrógino, impúbere, alto para os padrões terráqueos, delicado, magro, polido e que tenta se adaptar à vida terrestre para sobreviver entre os humanos.
Thomas Jerome Newton veio de Anthea para a Terra em uma missão desesperada para salvar os poucos habitantes que ficaram em seu longínquo e desconhecido planeta. Para isso, precisa construir aqui uma nave que possa trazer os 300 de sua espécie que ainda vivem em um planeta onde a água acabou e os recursos são cada vez mais escassos.Com conhecimento e inteligência muito superior aos humanos, Newton logo se torna um bem sucedido empresário do ramo de patentes tecnológicas e também descobre a solidão, o desespero e o álcool - criando uma delicada parábola sobre as mudanças que estavam ocorrendo entre os anos 1950, com o início da Guerra Fria.
          Escrito com vigor e com uma prosa carregada de tensão poética, Walter Tevis produziu uma das ficções científicas mais realistas sobre um alienígena que vai absorvendo o dia a dia, o jeito e os vícios humanos aos poucos. Realista o suficiente para se tornar uma metáfora daquilo que todos nós carregamos: uma indescritível angústia e solidão existencial.
          A trajetória fugaz de Newton em uma Terra que já começava a acelerar seus passos rumo à degradação acaba por dizer algo urgente sobre a nossa vida e o propósito dela aqui, muito mais do que fazer refletir sobre a longínqua Anthea.
          Bowie eternizou o personagem com seu estranho olhar, sotaque e cabelos laranjas incandescentes e deu vida a uma constelação de possibilidades para nós, simples terráqueos. Ziggy, Major Tom, Alladin Sane, Halloween Jack são poeira desse extraterrestre que transformou a cena musical, o cinema e a cultura pop.
          A DarkSide® vai resgatar as origens do mestre camaleão e sua incursão no mundo da sétima arte. Livros que marcaram gerações e também transformaram a cabeça de Bowie e o levaram a sonhar muito além do céu e da terra. Ele se tornou uma estrela real e se juntou às constelações para continuar a nos guiar por lugares e mundos que ainda não exploramos. A nossa viagem só está começando. Obrigado, Major Tom. Obrigado Mr. Tevis.


          Bem, eu sempre amei ficção científica, e apesar de nunca ter visto o filme, me interessei bastante pela história. Recentemente li um livro com a mesma temática (Os Humanos) e me apaixonei. Imagino que com este, não vai ser diferente. Ainda mais, com aquele capricho típico padrão Darkside.
          Por hoje é só, espero que tenham gostado!


Nenhum comentário

Postar um comentário

MY LITERARY PARADISE | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2015 - 2016 ©
TODAS AS HISTÓRIAS SÃO REAIS
DESIGN E DESENVOLVIMENTO: SANYT DESIGN