6 de maio de 2016

#24 Resenha: A Captura - A Lenda dos Guardiões


          Olá leitores! Como não estou conseguindo muito tempo para ler, resolvi escrever algumas resenhas de livros que marcaram alguma fase da minha vida. Bem, vamos conferir a história que não podia faltar no blog?


"Soren, uma coruja jovem e inteligente, vive na pacífica Floresta de Tyto. Ele nem desconfia que uma grande e inimaginável ameaça vai transformar sua vida para sempre. Depois de cair do ninho onde mora, Soren é sequestrado e levado à sinistra Academia S. Aegolius para Corujas Órfãs. Lá, ele e outros filhotes são forçados a trabalhar e ficam expostos à Lua cheia, que os hipnotiza e transforma em seres vazios, sem lembrança de quem eram. Qualquer reação ou pergunta pode resultar em terríveis castigos ou até ser fatal! Enquanto luta para não perder a identidade, Soren faz uma amiga, Gylfie. Os dois logo descobrem que a única maneira de fugir dali é aprender a voar – voar até Ga'Hoole, um reino de bravos guerreiros, os únicos que podem proteger as corujas de tamanho perigo. Será que eles vão descobrir a razão dos sequestros? Ga'Hoole existe ou é só uma lenda? Junte-se a Soren e Gylfie e conheça um universo repleto de fantasia, surpresas e ação."

           O livro começa com uma experiência inovadora para Soren –uma corujinha Tyto Alba que tinha apenas duas semanas de vida – ele ia ganhar uma irmã! Viu exatamente quando ela saiu do ovo e ficou super empolgado com a nova integrante da família. Kludd, o irmão mais velho, não ficou feliz com a notícia. Ele iria aprender a voar em pouco tempo, e não queria perder o foco da atenção.
          Infelizmente, nem tudo era um mar de rosas para as corujas. Ovos estavam desaparecendo dos ninhos e a preocupação começou a aumentar. Quem estava roubando tantos ovos, e por quê?
          Até que um dia, Soren estava na beira do ninho observando o lado de fora e despencou no ar. Tudo acontecera rápido demais para que ele soubesse o que estava acontecendo. Um filhote de coruja, longe dos pais e no chão... era morte na certa. Mas não foi o que aconteceu. Soren viu uma coruja voar, e chamou pensando ser algum parente. Quando percebeu já era tarde demais, e acabou sendo sequestrado.
          Aparentemente ele e outros filhotes estavam sendo levados para São Aegolius, um lugar onde perguntas eram proibidas, órfãos eram sequestrados, obrigados a trabalhar, e nunca aprendiam a voar.
"Salve São Aegolius
Nossa alma mãe
Salve, cantamos em seu louvor
Em memória de cada coruja leal
Que seu estandarte seja enaltecido com ardor.

E agora para as suas garras douradas
Levamos nosso tributo.
Guia para nosso temor e esperança
Ouçam os brados de elogios a cada minuto
Que triunfemos sempre com confiança."

          Porém, para deixar as corujas mais obedientes, obrigavam-nas a andarem sob a lua cheia para perderem sua identidade e esquecerem quem são. Mas para a sorte de Soren, sua mais nova amiga , Gylfie, conhecia esse truque e o alertou.
          Enquanto as corujinhas tentavam sobreviver ganhando a confiança dos superiores, elas descobrem que para fugir precisam aprender a voar. E a única chance de salvar todos os órfãos é a esperança de uma lenda ser verdadeira.

"–Uma lenda Kludd, é uma história que você começa a sentir na moela e, com o passar do tempo, se torna verdadeira em seu coração. E, talvez, o transforme em uma coruja melhor."


          Li este livro pela primeira vez em 2010, quando tinha lançado o filme. Fiquei tão empolgada que li os seis primeiros bem rápido. 
         Sinceramente, não tenho palavras. É uma história simples que nos traz lindas lições de amizade, sacrifício, coragem e união. Tirando isso, é uma ótima forma de aprender sobre o animal maravilhoso que é a coruja. Apesar de ser um infanto-juvenil, recomendo este livro para todas as idades.

A Captura || Autora: Kathryn Lasky || Páginas: 175 ||
ISBN: 9788576767862 || Editora Fundamento
Nota: 


2 comentários

  1. Oi Sofia, eu não estou muito na vide e leituras infanto-juvenil, e confesso que não gostei da adaptação deste livro, mas depois de ler sua resenha acredito que o livro será de bom proveito para minha filha, vou apresentar para ela.
    Obrigada pela dica
    Blog Relíquias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A adaptação foi meio fraca mesmo, mas o livro é muito bom! Espero que sua filha aproveite a leitura.

      Excluir

MY LITERARY PARADISE | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2015 - 2016 ©
TODAS AS HISTÓRIAS SÃO REAIS
DESIGN E DESENVOLVIMENTO: SANYT DESIGN